Atuação ⁄ Consultoria
Sustentabilidade empresarial
Já na decada de 1990 a sociedade e a mídia tratavam das questões ambientais alertando sobre o aquecimento global e seus provaveis efeitos e impactos nas mudanças climaticas.
O atual cenário mundial dos negócios apresenta este tema como um desafio que demanda profundas e sensiveis modificaçoes na maneira que empresas, sociedade e governo se relacionam.
Estamos diante de um cenário mundial de desenvolvimento com base na responsabilidade socio-ambiental.
Esse desenvolvimento reforça a importância da inovação, exigindo práticas de negócios sustentáveis, que em uma de suas vertentes, denominada “economia de baixo carbono”, tem por finalidade promover o desenvolvimento e restabelecer a confiança nos negócios entre empresas e governo pela responsabilidade e comprometimento com as questões socio-ambientais.
Neste contexto, destacamos alguns aspectos relevantes que podem proporcionar significativas contribuições as organizações, principalmente no que diz respeito ao nosso entendimento dos princípios de sustentabilidade e seus impactos nas organizações.
Transparência – compromisso com práticas e governança que contemplam seu eco-sistema de atuação.
Comunicação - processo de comunicação e informação que faz olhar mais de perto suas atividades para compreender e agir na direção correta.
Futuro - Olhar para a frente, para os desafios e oportunidades mais significativas no que diz respeito aos negócios responsáveis, alavancando todo ativo de conhecimento e realizações
Com base nesses exemplos, entre outros, temos como objetivo identificar oportunidades e desenvolver soluções que geram valor com a seguinte abordagem :
Destacamos o nosso pensamento sobre o impacto da atual conjuntura económica, social e condições ambientais nos negócios bem como nossa visão para o melhor caminho a seguir traduzidas em propostas exequiveis para melhorar as condiçoes de sustentabilidade .
Aportamos a competencia e experiência nos diversos tipos de projetos realizados dentro do nosso portfolio de serviços.
Avaliamos as oportunidades e os desafios com o expertise de uma organização. Nosso trabalho reflete o comprometimento de uma equipe com um ativo multidisciplinar de conhecimento sistematizado.
Atuamos no desenvolvimento e elaboração de inventários de Gases Efeito Estufa-GEE por meio da identificação das emissões , consequencia das atividades de uma empresa, ou mesmo de um processo ou um simples evento. Os levantamentos, análises e relatórios são elaborados conforme recomendações, praticas e normas gerais, internacionais entre outras; ISO 14064, IPCC,UNFCC, GHG protocol, GRI bem como aplicação de ferramentas (softwares e base de dados) especializados.
Estes serviços podem ser executados em pequenas, médias e grandes empresas nos diversos segmentos produtivos de bens e serviços.
Desenvolvemos soluções customizadas e integradas com sistema de gestão empresarial (ERP´s) ou portal de negócios web B2B, para visibilidade e consideração dos impactos em toda cadeia de suprimentos.
Gestão de Qualidade
A Green Consultants oferece aos seus clientes serviços de consultoria de implementação do sistema da qualidade conforme ISO 9001, o escopo desses serviços são definidos após diagnóstico on-site. A Green Consultants utiliza metodologias e ferramentas atualizadas de produtividade.
A equipe de consultores é qualificada e treinada para atender as necessidades individuais de cada organização.
Relacionamos alguns aspectos relevantes da Gestão da Qualidade conforme norma ISO 9001:
Quais são os benefícios do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) ISO 9001:2008 ?
Proporciona aumento da consciêntização da qualidade e consequentemente sua vantagens competitivas.
Existem muitas razões para implementar o sistema de gestão de qualidade com base nas normas ISO 9000, muitas vezes o mercado é o principal fator de pressão que conduz a essa decisão. Uma vez que um sistema de qualidade ISO está em vigor, as empresas percebem que há benefícios importantíssimos.
Quais são as melhorias no processo e na realização do produto tangível e/ou intangível?
Ao Implementar o SGQ, a Organização tem a oportunidade de melhorar seus processos. Ela irá delinear o processo atual, e os requisitos da norma, e, em seguida, otimizá-lo.
Haverá nexessidade de treinar todos os funcionários e colaboradores para a qualidade na norma ISO 9000 e nos processos que devem ser implementados.
Funcionários terão "propriedade" dos processos que estão envolvidos para desenvolvimento e aperfeiçoamento.
Quais os benefícios após a implementação?
Em relação ao posicionamento de mercado, pesquisas recentes em empresas certificadas no Brasil mostram que mais de 70% foram solicitadas por pelo menos um de seus clientes para obter o certificado. Tornando-se um um fornecedor qualificado , a empresa aumenta a quantidade de clientes utilizando a certificação como uma poderosa ferramenta de marketing.
ISO 9001 é uma exigência para se fazer negócios em muitos mercados. Empresas certificadas têm uma vantagem sobre seus concorrentes. Muitas vezes se identificam sensiveis reduções de custo de produção devido a ganhos nos processos por intermédio da melhoria contínua.
Um levantamento com 100 empresas certificadas relataram a média de melhoria em sua margem operacional foi de 15% no primeiro ano. Assim, as Organizações efetivamente obtem melhorias, redução de sucata, tempo nos processos e satisfação dos seus clientes com redução de serviços e produtos não conformes.
O SGQ implementado fornece a Alta Direção indicadores vitais. Alta Direção é obrigada a agir com base nessas informações, tomando ações corretivas e preventivas necessárias assegurando a manutenção da qualidade dos seus produtos e/ou serviços.
Estas ações contribuem com a melhoria contínua, ao reduzir significativamente a recorrência de problemas. As ações corretivas devem ser abordadas com foco na causa raiz das não conformidades, e tomadas medidas para impedir a recorrência. O acompanhamento será realizado para verificar a eficiência das ações corretivas adotadas.
As auditorias internas periódicas são importantes para avaliar a eficácia do SGQ e identificar oportunidades de melhorias. Os auditores internos deverão ser capazes de detectar as não conformidade, fazer observações e sugestões.
A operação e o dia a dia vai correr mais suavemente, com menos crises e "incêndios". O sistema de qualidade promove a coerência na forma como se realiza o trabalho. O SGQ ajuda os funcionários a se desenvolverem mais facilmente e rapidamente por estarem mais confiantes e seguros de suas ações. O SGQ reduz mal-entendidos com os clientes.
O que é um Manual de Gestão da Qualidade (MGQ)?
MGQ deve descrever brevemente como o sistema de qualidade está estabelecido e de que forma satisfaz as exigências da norma.
Serão estabelecidos procedimentos para as áreas e funções chave no padrão exigido .
O que é Instruções de Trabalho?
São procedimentos onde estão descritos como as tarefas específicamente devem são feitas. A empresa decide o que deve incluir nas instruções de trabalho para que o produto ou serviço fornecido seja consistente e atenda seus padrões de qualidade. Instruções de trabalho podem ser detalhadas em formato de fluxograma ou esquemas .
O que é a abordagem de processo?
A abordagem de processo é uma atividade que usa recursos para transformar entradas em saídas.Para que uma organização funcione de forma eficaz, é preciso identificar e gerenciar uma grande quantidade de processos interligados e interagindo entre si. A norma ISO 9001:2008 foi planejada para gerenciar e melhorar os processos.
Quais procedimentos são exigidos pela norma ISO 9001 ?
A norma requer um Manual da Qualidade, Política da Qualidade e no minimo seis procedimentos:
- Controle de Documentos;
- Controle de Registros;
- As auditorias internas;
- Controle de produto não conforme;
- Ação Corretiva e Ação Preventiva.
Isso pode não ser suficiente: portanto, pode ser que a empresa deve elaborar outros documentos para a sua operação , planejamento e controle de seus processos.
Que registros são requeridos pela norma ISO 9001 ?
A norma exige que os registros especificamente para os seguintes itens:
- Gerenciamento de revisões dos seus documentos
- Educação, treinamento, habilidade e experiência
- Evidência de que os processos , produtos e ou serviços atendam as exigências contratuais.
- Revisão dos requisitos do cliente e todas as ações relacionadas as eventuais mudanças.
- Concepção e desenvolvimento, incluindo: entradas, revisões, validação, verificação e modificações.
- Os resultados das avaliações dos fornecedores
- Rastreabilidade, quando aplicável
- Notificar de perdas no processo.
- Calibração
- Auditoria interna realizada
- Resultados de ensaio de produto, quando aplicável
- Produto não conforme e as medidas tomadas
- Ação Corretiva
- Ação preventiva
Quantas vezes devemos ter reuniões de análise critica pela alta direção?
Não há nenhuma exigência específica para a freqüência das reuniões de avaliação de gestão. Recomendamos reuniões trimestrais.
Quem na organização deve ser envolvido?
Todos precisam estar envolvidos, seja no planejamento, execução ou manutenção do SGQ.
Envolvimento da gerência é fundamental. A gerência deve apoiar o projeto, disponibilizando recursos, removendo bloqueios, e observando o cronograma. Os funcionários devem estar envolvidos na avaliação e documentação dos processos em que estão envolvidos.
Quanto tempo vai demorar quais fatores afetam a implementação da ISO 9001:2008?
Um projeto de implementação depende de caso a caso, na média as organizações levam cerca de 10 a 12 meses, podendo variar dependendo da complexidade e dos recursos alocados.
A Organização deve contratar uma consultoria?
Um consultoria poderá ajudá-lo a usar seu tempo e recursos de forma eficaz e econômica.
Uma execução eficiente começa com um planejamento sólido, considerando o projeto dentro do prazo e do orçamento.
Utilizando os serviços da GREEN CONSULTANTS, a organização terá o recurso necessário para iniciar imediatamente seu projeto otimizando todo processo de implementação.